Porto Santo: O que Visitar nas suas férias

Pretende saber o que fazer em Porto Santo na sua próxima viagem? Veio ao sitio certo!

Uma viagem até à Madeira não seria o mesmo se ignorares as preciosidades de Porto Santo. Os ferris e os aviões aterram aqui a partir do Funchal todos os dias, dando-te oportunidade de experienciar esta ilha paradisíaca

A ilha de Porto Santo é perfeita para fotos e nata ganha teres o teu Iphone XR para exploradores a ilha com estilo e capturares algumas fotografias espetaculares.

Porto Santo é a única ilha inabitável dentro do arquipélago da Madeira. A pequena ilha de Porto Santo encontra-se a 43km a nordeste da ilha da Madeira. A sua atração principal são 9km faixas de areia dourada que esticam o comprimento de Porto Santo. Mas é mais do que uma praia paradisíaca. Com uma paisagem vulcânica e um patromónio distinto, há imensas coisas fantásticas para fazer em Porto Santo.

Os visitantes da Madeira, normalmente, tiram um dia para visitar Porto Santo. Mas um dia não é suficiente, e eu acho que podes arrepender-te de deixares esta ilha tropical tão cedo. Aparte de poderes pôr o teu bronze em dia e de nadar em águas azul turquesa claras, há imensa coisa que podes fazer em Porto Santo.

Menos de 11km de comprimento, a ilha de Porto Santo é uma pequena jóia brilhante no Atlântico. Uma ilha verdadeiramente paradisóaca que retribui tanto a exploradores energéticos como a turistas que procuram uma férias de praia relaxantes.

Mais plana e menos robusta que a ilha da Madeira, podes caminhar de uma ponta à outra em poucas horas. No entanto, todas as marcas reconhecíveis do arquipélago remoto estão presentes: glorioso, miradouros panorâmicos; paisagens vulcânicas de picos rochosos e enseadas escondidas; intrigando desvios culturais; bares relaxantes e restaurantes à estilo madeirense.

A ilha foi tomada por navegadores portugueses em 1418, e os primeiros colonos chegaram pouco depois. Hoje em dia, a ilha suporta uma pequena população de apenas 5.000 residentes permanentes.

porto santo o que visitar

Porto Santo : O que fazer

Vila Baleira é a única cidade de Porto Santo. A vida dos residentes e dos turistas gira à volta de um pequeno, mas prosperador centro urbano. É uma vila pequena com edifícios não muito altos, jardins à beira-mar, e um centro comercial no centro de tudo. Bares, restaurantes, supermercados, e lojas encontram-se todas na pequena cidade.

Os ferries chegam ao porto mesmo fora da cidade. E, enquanto é possível voar para Porto Santo e saltar à volta de Vila Baleira, inevitavelmente, a cidade atrai visitantes para as suas ruas charmosas. Em todo o Porto Santo é fácil de chegar através de Vila Baleira, é há coisas a fazer em todos os cantos da ilha. Porto Santo tem muito que fazer e neste artigo partilhamos as nossas atividades favoritas.

Para mim, a magia da ilha recai na sua variedade sumpreendente de coisas para fazer num lugar tão pequeno. Caminhantes, amantes da natureza, amantes de praia e os que procuram tranquilidade podem encontrar algo de interesse. Antes de olhares para outras coisas a fazer em Porto Santo, aqui está o que deves visitar em Vila Baleira.

Visita o Museu Casa Colombo

O Museu Casa Colombo é hospedado na casa onde Cristóvão Colombo viveu. O explorador ilustrador passou tempo na ilha depois de casar com a filha do Governador. Acredita-se que o seu filho, Diego, tenha nascido lá.

O tempo de Colombo no arquipélago da Madeira foi bem passado. Ele, supostamente, estudou correntes Antlânticas, preparando para a sua viagem transformadora transantlântica  em 1492.

O pequeno museu não está a transbordar de artefactos originais, e a exibição é bastante fraca. Mas a sombra da história é credível, é há alguns pontos de interesse histórico, especialmente sobre o tempo de Colombo em Porto Santo.

Incidentalmente, se estás interessado no tempo de Colombo na ilha, tenta visitar durante o Festival Cristóvão Colombo. O evento anima Vila Baleira durante alguns dias todos os meses de Setembro. Podes encontrar mais sobte todos os festivais em Porto Santo ao longo deste guia.

Dias calmos na fascinante praia de Porto Santo

Apenas há uma praia em Porto Santo, e é linda. Com cerca de 9km, as areias douradas rodeadas de águas claras são um idílio tropical. Não tem nada a ver com as praias da ilha da Madeira e tem uma atração galáctica para os visitantes do arquipélago.

A pria é facilmente acessível através de Vila Baleira, onde se encontram os melhores sítios para bronzear. Mas visto que a praia estica-se de um lado ao outro da ilha, várias seções são con sideradas praias individuais.

Há sombrinhas e espreguiçadeiras para alugar em seções populares, mas também longas seções sem algumas instalações. É fácil encontrar um lugar quieto, mesmo na época do verão.

Ao longo da praia há bares e restaurantes, e passeios ao pôr do sol na areia são fantásticos. Pode não ser a única coisa a fazer em Porto Santo, mas é, inquestionavelmente, uma ótima atração.

Vê os Moinhos de Vento de Porto Santo

Para vistas dramáticas da ilha perto de Vila Baleira, vai até ao Miradouro da Portela no Porto Santo. A paisagem contempla vistas extraordinárias sobre a cidade e ao longo da costa até Ilheu Da Cal. É, também, acessível através da cidade principal, o que provavelmente explica o porquê de ser um dos locais mais movimentados.

Adicionando o charme, há diversos moinhos de vento perto da paisagem, os Moinhos de Vento de Porto Santo. Os moinhos pitorescos ainda estão a funcionar. E ao julgar pelo vento que costuma estar, julgo que trabalham bem. São feitos de madeira e pintados de branco com telhados vermelhos, dando estes cor à dramática e linda paisagem.

Visita a Quinta Das Palmeiras Mini-Zoo Botânico

A Quinta Das Palmeiras é um óasis verde na expansão seca central de Porto Santo. Um jardim florescente botânico floresce e um prosperante aviário aguarda por visitantes. O espaço rústico é a casa de diversos pássaros nativos e de outras espécies tropicais. O mais marcante é a passeio pelo jardim exuberante, o que parece tão fora de si na paisagem dura.

É um pequeno e insofisticado zoo, mas os pássaros parecem alegres. Felizmente, há casas-de-banho e um café no espaço. No geral, esta pequena maravilha botânica é uma pequena, mas estimulante diversão.

Caminha ao longo da Ponta do Passo

Ponta do Passo é um passeio maravilhoso ao longo de falésias e através de um túnel ventoso esculpido na face suave do penhasco ao abrir uma península. O percurso estende-se a sul da praia Porto dos Frades até ao porto de Vila Baleira.

Se o teu tempo na ilha é limitado, é uma boa introdução a Porto Santo, facilmente alcançável através do porto. Atravessando falésias vulcânicas ladeadas por uma costa dourada, as vistas estendem-se para além do horionte. Sai de Vila Baleira e chegas à praia de Porto dos Frades, um local fantástico de refrescar com um mergulho (especialmente nas piscinas naturais perto).

Escala o Miradouro do Pico Castelo,  o distintivo pico de forma vulcânica da ilha

Porto Santo carece contornos imponentes da ilha da Madeira, mas é evidentemente moldado pelas mesmas forças elementares. Há diversos picos panorâmicos, mas nenhum singular como o pequeno pico de forma vulcânica Pico Castelo.

A paisagem do Pico Castelo vale todos os passos feitos (437m) até ao topo. O pico aparece grande no ar à volta da Vila Baleira, e mesmo no topo, vês vistas sobre a cidade e ao longo da ilha.

Rodeado de árvores ciprestes, os contornos distintos do pico são uma moderada, mas recompensadora caminhada.

O Pico Castelo significa ‘’pico castelo’’,  e um forte em ruínas do século XVI, completo com cânone, contribuem para a experiência. Há, também, mesas de piquenique com paisagens majestosas.

Porto das Salemas

As piscinas natiurais que aparecem durante a maré vazada no Porto das Salemas são a principal razão de visitar esta difícil enseada. São sublimes, se teres atenção ao tempo que visitas as piscinas. As piscinas que aparecem quando o oceano retrocede são bastantes sedutivas. São grandes o suficiente para flutuar, e com as encostas providenciando um cenário dramático, é um sentimento fora deste mundo mergulhar nestas piscinas.

Até podes encontrar-te sozinho na praia isolada, até porque a descida é íngreme. Está preparado para uma caminhada emociuonante de volta aos penhascos.

Visita a enseada Fenda da Dona

Estando entre encostas, esta magnífica enseada é a raridade mais perto de Porto Santo. Está bem fora do caminho, sem sinais e só alguns viajantes aventurosos que parecem saber sobre isto. O resultado de fazer um pequeno esforço para a encontrar é uma das praias mais bonitas da ilha.

Aninhada entre falésias brancas e areadas, está é outra enseada que deve ser visitada quando a maré está baixa. Então, aí é possível ver as poças rochosas e explorar as fendas que tornam este praia tão maravilhosa.

Encontrar o caminho de volta pode ser complicado, mas é só uma pequena caminhada para o norte da praia de Porto de Frades. Um percurso que também passa as Piscinas Naturais do Porto de Frades, o nosso próximo destino.

Aqui fica uma lista com tudo o que pode visitar em Porto Santo. Se tiver interesse em saber ainda mais sobre Porto Santo e o que visitar nesta linda ilha, envie-nos um email para dicas extras e personalizadas.