O link building evoluiu para a qualidade – Como fazer SEO e link building atualmente

A eficácia atual das estratégias de link building é amplamente questionada, uma vez que as técnicas que eram usadas no passado não funcionam mais. Por isso, é preciso apostar em uma estratégia de link building de agência que se assemelhe ao máximo o natural, em que a qualidade prevaleça sobre a quantidade de links. Neste sentido:

Conteúdo de qualidade gera conteúdo por conta própria. O bom conteúdo é referenciado em outras páginas da web do setor e, além disso, é mais compartilhado em links sociais. Nesse sentido, páginas que contenham infográficos e vídeos atraentes terão mais oportunidades de serem compartilhadas do que aquelas com apenas texto.

Guest Blogging é outra fonte de link building. É a preferida de empresas que você encontra pacotes para comprar backlinks. Mas devemos selecionar cuidadosamente as plataformas nas quais vamos publicar nosso conteúdo: devem ser plataformas de autoridade em nosso setor, nas quais está escrito no mesmo idioma, que não foi penalizado por nenhuma das últimas atualizações algorítmicas.

A criação de links sociais está ganhando importância a cada dia. Os motores de busca dão cada vez mais importância aos sinais sociais, por isso é importante usar a nossa estratégia de SEO nas nossas plataformas digitais.

# Otimize suas imagens

Normalmente, tendemos a otimizar apenas o texto, negligenciando o restante do conteúdo. No entanto, otimizar o SEO para imagens nos ajudará a classificar nosso SEO geral. Assim, seguiremos as seguintes recomendações:

  • Use as palavras-chave no nome do arquivo das imagens.
  • Use as palavras-chave também no título do mesmo.
  • Os mecanismos de pesquisa não são capazes de ver imagens como nós. Portanto, a tag alt fornece informações valiosas para os mecanismos de pesquisa.
  • O peso da imagem condicionará a velocidade de carregamento da página. Por isso, devem ser clareados o máximo possível sem sacrificar sua qualidade.
  • O formato das imagens também influencia. Os mecanismos de pesquisa preferem .png, .jpg e .gif sobre o resto.
  • E, como já antecipamos, ele envia uma imagem do mapa do site para os buscadores para facilitar a indexação.

# O vídeo é cada vez mais importante no posicionamento de SEO

Nos últimos anos, cresceu a importância que o Google atribuiu a esse formato de conteúdo. Como você deve ter percebido, o Google já está começando a mostrar resultados de vídeos em seus rankings de busca, então temos que incorporar a otimização deste conteúdo em nossa estratégia de posicionamento de SEO. Portanto, nos guiaremos pelos seguintes critérios:

  • O título também deve conter as palavras-chave, ser atraente e ter uma extensão de no máximo 60 caracteres (já que não queremos apenas posicioná-lo no YouTube, mas também no próprio Google).
  • A descrição também é muito importante na hora de posicionar o vídeo, por isso você deve otimizá-la. As primeiras duas ou três linhas serão as que aparecerão nos resultados da busca, então tente torná-las atraentes e descritivas do vídeo.
  • Rotule o vídeo sempre pensando em como o usuário vai te procurar.
  • A atividade social é essencial para posicionar os vídeos. Portanto, defina a privacidade para permitir que os usuários compartilhem, votem e comentem o vídeo.
  • Incorpore o vídeo em todas as plataformas sobre as quais você tem controle (desde que tratem logicamente do mesmo assunto).

# Adaptação a dispositivos móveis

O crescimento da penetração móvel na Espanha e no mundo é inegável e por isso é muito importante que seu conteúdo não seja otimizado apenas para computadores, mas também para celulares.

Como você pode imaginar, adaptar seu site a esses dispositivos não é mais uma necessidade, mas uma obrigação. Páginas não adaptadas farão com que os usuários fiquem impacientes, provocando a taxa de rejeição e diminuindo o tempo médio de visita, o que, a longo prazo, afetará o posicionamento de SEO do seu site.

# Otimize a velocidade de carregamento de toda a sua página

A velocidade de carregamento é essencial no posicionamento de SEO. Por exemplo, um e-commerce vai perder, a cada segundo que demora para carregar, centenas de clientes que realmente querem comprar seus produtos. Portanto, é essencial otimizar todos os fatores que influenciam a velocidade de carregamento.

Ferramentas como Page Speed ​​ou Gtmetrix irão diagnosticar a sua página e propor um conjunto de melhorias que deverão ser incorporadas na medida do possível.

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# Revise constantemente suas métricas

Qualquer ação de marketing digital deve perseguir o alcance de um determinado objetivo. Por isso, uma vez realizada nossa estratégia de posicionamento de SEO, devemos analisar nossos resultados em busca de melhorias.

Aqui está uma lista de ferramentas que você pode aproveitar para analisar seus dados:

O Google Search Console fornecerá informações sobre falhas na web, problemas de rastreamento, indexação, entre outros.

O Google Analytics fornecerá informações valiosas sobre a duração média das visitas, a taxa de rejeição, o tipo de dispositivo pelo qual o tráfego chega e o meio.

SEMrush, Ranck Checker, Ranck Tracker, entre outros, fornecem informações sobre a posição que você ocupa para cada palavra-chave.

Ahrefs, Opensiteexplorer ou Majestic SEO permitirão que você analise seu perfil de links, detectando os possíveis links que podem ser prejudiciais.

Esperamos que este Guia de SEO tenha sido útil e que você possa começar a otimizar seu site. Lembre-se que de nada adianta ter um conteúdo interessante se ninguém puder te ver.